Vi o vosso vídeo pelo Facebook e achei a vossa ideia fantástica! Faz falta ao nosso país conhecer o que de melhor nós temos e faz falta aos portugueses pessoas com coragem para o fazer.
Também sou designer e fiz à uns anos na Faculdade um projecto, mais teórico, sobre o mesmo tema. Não queria deixar de vos deixar três referências que vos podem ajudar muito: 1. Michele Giacometti, que fez um trabalho fantástico de Antropologia em Portugal. Existe no Estoril um museu com toda a sua pesquisa: vídeos, fotografias, até os próprios objectos. 2. Adélia Borges. Uma crítica, curadora e professora brasileira que se associou aos design para fazer um projecto muito parecido com o vosso. Em 2006 deu uma conferência em Seattle, na Icograda sobre esse assunto. Se não conseguirem encontrar a conferência eu posso mandar. É muito interessante. 3. ArteSol Artesanato Solidário. É um projecto brasileiro que a Adélia Borges promove e está associada. Esta associação não só faz o trabalho que vocês vão fazer: designers que vão ter com os artesão para aprender com eles, como também trás o trabalho dos artesãos para as grandes cidades para o conseguir vender. Quem sabe uma continuação interessante pra o vosso projecto. Espero que corra tudo bem e vou tentar ir sabendo notícias. Qualquer ajuda é só pedirem =)
Olá Mariana e Teresa,
ResponderEliminarVi o vosso vídeo pelo Facebook e achei a vossa ideia fantástica! Faz falta ao nosso país conhecer o que de melhor nós temos e faz falta aos portugueses pessoas com coragem para o fazer.
Também sou designer e fiz à uns anos na Faculdade um projecto, mais teórico, sobre o mesmo tema. Não queria deixar de vos deixar três referências que vos podem ajudar muito:
1. Michele Giacometti, que fez um trabalho fantástico de Antropologia em Portugal. Existe no Estoril um museu com toda a sua pesquisa: vídeos, fotografias, até os próprios objectos.
2. Adélia Borges. Uma crítica, curadora e professora brasileira que se associou aos design para fazer um projecto muito parecido com o vosso. Em 2006 deu uma conferência em Seattle, na Icograda sobre esse assunto. Se não conseguirem encontrar a conferência eu posso mandar. É muito interessante.
3. ArteSol Artesanato Solidário. É um projecto brasileiro que a Adélia Borges promove e está associada. Esta associação não só faz o trabalho que vocês vão fazer: designers que vão ter com os artesão para aprender com eles, como também trás o trabalho dos artesãos para as grandes cidades para o conseguir vender. Quem sabe uma continuação interessante pra o vosso projecto.
Espero que corra tudo bem e vou tentar ir sabendo notícias. Qualquer ajuda é só pedirem =)
Joana Magalhães Ramalho
Olá Joana,
Eliminarmuito obrigada pelas referências! É óptimo sentir o apoio das pessoas e que a ideia tem pés para andar. Muito obrigada mesmo!
Espero que nos continues a acompanhar e que nos possas ajudar a divulgar o MEXETRADA.
Obrigada.
M&T